Perguntas frequentes

Nesta página poderá encontrar respostas que procura sobre serviços, manutenção, cidadania e gerais de vivência na Herdade da Aroeira.

Qualquer questão cuja resposta não esteja nesta página poderá ser nos colocada pelo email info@aprha.pt ou na nossa página do facebook

poderá obter todos os detalhes seguindo este link

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A APRHA vem estabelecendo, parcerias com fornecedores de diversos serviços, de que resultam para os seus Sócios, condições privilegiadas de acesso e descontos;
No separador Parcerias do nosso “site” poderá identificar as já estabelecidas, os descontos e promoções que proporcionam, bastando para tal a apresentação do seu cartão de Sócio da APRHA (com quotas regularizadas);
Este processo está em permanente actualização, tendo em vista o alargamento do número de fornecedores envolvidos.

Para além de uma mais valia para toda a Herdade, este Plano encerra significativas e exclusivas vantagens para os Sócios da APRHA que a ele aderiram;
Sobre este Plano poderá obter todos os detalhes seguindo este link.
De sublinhar que as rondas não intervirão no caso dos moradores que não que tenham aderido ao Plano.

Não.
Apenas os Sócios da APRHA que o subscreveram, suportando os respectivos custos, beneficiam das vantagens do Plano de Segurança;

A APRHA informa todos os sócios com quotas em atraso anteriores a 2021 que pretendam agora regularizar esta situação, que a Direcção decidiu:
Ficar sem efeito o valor das quotas em atraso.
Para retomar a condição de sócio, bastará ser efetuado o pagamento da quota correspondente a 2021.

Se é Sócio da APRHA e aderiu ao nosso plano de Segurança, deve de imediato contactar os seguranças da portaria pelo nº 939 786 600, e de seguida contactar a GNR pelo nº 217 655 870;

Se não é Sócio da APRHA, deve optar apenas pela segunda opção, ou seja, contactar a GNR;

Evite tocar em quaisquer elementos da casa para não dificultar a recolha de impressões digitais por parte das autoridades;

Nas moradias, em locais de grande visibilidade exterior, como por ex. portões ou paredes com grande exposição;

Nos apartamentos, se a adesão fôr individual, a placa deverá ser colocada junto à porta de entrada da habitação do aderente;

Nos condomínios aderentes, a placa deverá ser colocada na fachada do prédio, junto ao nº identificador, e nas traseiras, em local de maior visibilidade possível;

Nos terrenos, a placa deverá ser colocada numa árvore ou vedação, com a maior visibilidade possível;

Já se encontram disponíveis contentores de recolha de RESÍDUOS VEGETAIS bem como contentores de MONOS DOMÉSTICOS.
Estes contentores encontram-se, em área cedida pelo Sr. Pedro Silveira, junto à portaria principal na zona da área técnica (onde estiveram anos antes). Mais informação aqui

Os moradores deverão instruir os seus jardineiros para que nunca depositem nos moloks os resíduos resultantes da sua actividade.

Resíduos de dimensão menos significativa, como os resultantes de corte de relva ou pequenos arbustos, deverão obrigatoriamente ser depositados nos locais apropriados, autorizados pela CMA;

Resíduos de maior dimensão, designados por “aparas”, deverão ser acondicionados, dentro do seu jardim, e contactado o Serviço de Recolha de Verdes da Junta de Freguesia da Charneca da Caparica, para o nº 800 205 093, tendo em vista o agendamento da sua recolha;

Consideram-se “monos domésticos” os objectos de que os moradores se pretendam desfazer, mas que pelas suas características e dimensões não podem ser depositados nos moloks ou ecopontos, e muito menos abandonados em terrenos não construídos ou na via pública;

Encontram disponíveis contentores de recolha de RESÍDUOS VEGETAIS bem como contentores de MONOS DOMÉSTICOS junto à portaria principal na zona da área técnica (onde estiveram anos antes). Mais informação aqui

Para agendar a recolha dos “monos domésticos”, deverá contactar a Junta de Freguesia da Charneca da Caparica para o nº 212 972 827 ou a Linha Verde para o nº gratuito 800 205 093;

Tintas e vernizes, lâmpadas, óleos alimentares e medicamentos não são considerados “monos domésticos”.

Deverá tentar persuadir o infractor para que assuma o comportamento correcto;

Caso esta iniciativa não resulte, documente fotográficamente a situação, e tente identificar o infrator (matrícula, por ex), e comunicar a ocorrência para:

CMA
Departamento de Salubridade, Espaços Verdes e Transportes pelo mail: vfp@cma.m-almada.pt

AMARSUL
pelo mail: geral@amarsul.pt com cópia para a APRHA pelo mail: info@aprha.pt

Na sequência dos contactos anteriores poderá ainda contactar:
CMA
telef. 212 549 700

AMARSUL
telef. 212 139 600 ou nº gratuito 800 205 674

Deverá antes de mais, pela via do diálogo tentar persuadir os infractores a adoptarem o comportamento socialmente correcto.

Se a sua tentativa não tiver sucesso, sendo Sócio da APRHA e tiver aderido ao Plano de Segurança, deverá de imediato contactar os seguranças da portaria pelo telef. 939 786 600, e de seguida a GNR pelo telef. 217 655 870;

Não sendo Sócio da APRHA, deverá contactar a GNR pelo telef. 217 655 870;

Tente identificar o proprietário, e persuadi-lo a manter o animal em casa;

Caso a sua tentativa não tenha sucesso, deverá seguir o estabelecido no protocolo sobre animais, que determina:

Qualquer situação anormal deverá ser comunicada a:

PSP pelo mail: defesaanimal@psp.pt

GNR pelo mail: sepna@gnr.pt

CMA
Canil Municipal, pelo mail: vfp@cma.m-almada.pt

Copiando para a APRHA pelo mail: info@aprha.pt

Na sequência dos contactos anteriores, poderá ainda contactar a:

PSP pelo telef. 217 654 242

GNR pelo telef. 808 200 520

CMA pelo telef. 212 549 700

A manutenção dos espaços verdes comuns é da responsabilidade da CMA e Junta da Freguesia da Charneca da Caparica.

A APRHA tem vindo a desenvolver com estas entidades regulares contactos, tendo em vista a assinatura de um protocolo de que em definitivo resulte a solução deste problema, que o comportamento de alguns moradores tem agravado e contribuído para o lamentável espectáculo com que frequentemente nos deparamos de lixo despejado indiscriminadamente fora dos locais para tal adequados;

Quando identificar alguma situação anormal, sempre que possível, documente-a, e tente na medida do possível identificar o infractor;

Deverá comunicara situação para:

CMA
Departamento de Salubridade, Espaços Verdes e Transportes, pelo mail: vfp@cma.m-almada.pt

AMARSUL pelo mail: geral@amarsul.pt

Copiando para a APRHA, pelo mail: info@aprha.pt

Na sequência dos contactos anteriores, poderá ainda contactar:

CMA, telef. 212 549 700

AMARSUL telef. 212 139 600 ou pelo nº gratuito 800 205 674

Os moloks são propriedade da AMARSUL, a quem compete a recolha regular do lixo diferenciado;

Caso note alguma situação anómala, deverá identificá-la tão pormenorizadamente quanto possível, comunicando-o a:

AMARSUL pelo mail: geral@amarsul.pt 

copiando para a APRHA pelo mail: info@aprha.pt

CMA
Departamento de Salubridade, Espaços Verdes e Transportes pelo mail: vfp@cma.m-almada.pt

Na sequência dos contactos anteriores, poderá ainda contactar:

CMA, telef. 212 549 700

AMARSUL telef. 212 139 600 ou nº gratuito 800 205 674

Caso note alguma situação anómala, deverá identificá-la tão pormenorizadamente quanto possível, comunicando-o a:

AMARSUL pelo mail: geral@amarsul.pt 

copiando para a APRHA pelo mail: info@aprha.pt

CMA
Departamento de Salubridade, Espaços Verdes e Transportes pelo mail: vfp@cma.m-almada.pt

Na sequência dos contactos anteriores, poderá ainda contactar:

CMA, telef. 212 549 700

AMARSUL telef. 212 139 600 ou nº gratuito 800 205 674

Abate de pinheiros – Tem de ser comunicado ao ICNF ( Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta ) através de um formulário (https://fogos.icnf.pt/manifestoadd.asp) ; esta obrigação está prevista no art.º 6.º DL n.º 95/2011 , de 08 de Agosto de 2011 e , em princípio , são as empresas que prestam estes serviços que deveriam proceder ao preenchimento do formulário atrás mencionado . Caso não o façam o abate será considerado ilegal.

Corte de ramos de pinheiros em terreno do proprietário – Está previsto no âmbito da prevenção de fogos e existe legislação sobre o tema , sendo aplicadas coimas em caso de incumprimento das normas constantes da legislação atrás referida ; deve ser tida especial atenção à remoção do lixo vegetal gerado na sequência da operação , sendo que os prestadores de serviços ou proprietários responsáveis deverão remover o mesmo e depositá-lo em aterro sanitário , ou em alternativa solicitar à Junta de Freguesia da Charneca e Sobreda a sua recolha através do telefone 21 297 28 27, pela linha verde 800 205 093 ou pela aplicação da Junta.

Abate exagerado de pinheiros – Poderá contactar-se o ICNF pelo telefone 213 507 900, email icnf@icnf.pt ou a GNR local pelo telef. 217 655 870

Não.
Os campos de Golf destinam-se exclusivamente para a prática daquele desporto.

Os caminhos paralelos são propriedade privada da empresa gestora dos campos de golf, destinando-se exclusivamente à utilização dos gofistas e deslocação do pessoal da manutenção;

A sua frequência por estranhos constitui invasão de propriedade privada:

De realçar que se trata de zonas particularmente muito perigosas, dada a possibilidade de alguém que por ali ilegalmente circule, ser atingido por uma bola de golf que pode atingir velocidades de 200-300km/h;

Em caso de acidente, (como já tem acontecido) a responsabilidade é exclusiva do infractor.

Os trabalhos de manutenção e requalificação da rede viária e sinalética, é responsabilidade de CMA, através da sua Divisão de Mobilidade e Trânsito;

Se constatar alguma anomalia nesta área, deverá documentá-la e contactar:

CMA
Divisão de Mobilidade e Trânsito pelo mail: mobilidadeurbana@cma.m-almada.pt ou telef. 212 724 300

copiando para a APRHA pelo mail: info@aprha.pt

Aconselhamos os moradores que utilizem a aplicação EDP E-redes para reportar avaria e solicitar a respetiva reparação.