A APRHA continua a receber queixas de moradores relativamente a cães que são deixados frequentemente à solta. Temos relatos de ataques a crianças e adultos, bem como a outros cães que são passeados com trela.
Segundo o artigo 7º do Decreto-Lei 314/2003, só é permitida a presença na via pública de cães quando acompanhados pelos seus donos e com trela. No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, é ainda exigido o uso de açaimo.
Mas acompanhar os nossos cães e mantê-los com trela não é apenas uma obrigação legal. É também uma questão de civismo, cidadania, respeito, segurança e educação.
A APRHA tem contactado as entidades a quem compete gerir esta situação (CMA e GNR) solicitando-lhes que exerçam ações de fiscalização na Herdade. No entanto, segundo as reclamações que nos dirigem, os casos de cães à solta sucedem-se cada vez com maior frequência. Portanto, vamos intensificar estes contactos com as entidades referidas.
A APRHA vai também mobilizar a equipa de segurança com vista ao desenvolvimento de ações de informação e de sensibilização para o cumprimento da lei junto dos moradores detentores de cães.
Nesse sentido, solicitamos que os moradores nos comuniquem estas situações via email (info@aprha.pt), indicando os locais das ocorrências e a descrição dos cães.
Vamos todos contribuir para uma Herdade da Aroeira que preza o respeito pela segurança de pessoas e animais. Não deixe os seus cães à solta.