Já se encontra em funcionamento mais uma ronda de 12 horas dedicada aos horários identificados como mais críticos e às atividades que oferecem mais preocupação. A missão desta equipa passa por acompanhar viaturas com pessoas para trabalhos dentro da Herdade, confirmando se se dirigem exatamente aos locais a que se destinam ir e verificando a identidade de equipas e gestores.
É efetuada por elementos mais preparados para gestão de conflitos (têm aumentado os pedidos de intervenção em violência doméstica, ruído, desentendimentos por situações de donos que passeiam cães sem trela, etc) os quais têm ligação direta às entidades de apoio/intervenção oficial.
A viatura adstrita a esta ronda tem extintor, desfibrilhador e bola de reboque para a eventualidade de ser necessário transportar o carro de primeira intervenção em incêndio.
Em simultâneo serão instaladas em breve câmaras de videovigilância ao longo da rede confinante com a Apostiça, área extensa superlativamente vulnerável utilizada para entrada abusiva de intrusos (que evitam agora a Portaria), e em pontos sensíveis já mapeados.
Reafirmamos a necessidade de verificarem se têm os vossos equipamentos de segurança a funcionar em condições e que deverão dar o contato da Portaria às empresas que atuam em caso de alarme, pois neste momento a nossa ronda consegue intervir em cerca de 3 a 4 minutos após ser informada. Podem também ligar os sistemas à empresa de segurança em serviço na Herdade.