Neste período quinzenal registámos um aumento significativo de intervenções perante incidentes com origem em visitantes a moradores, principalmente de faixas etárias jovens.
Algumas destas situações são graves e necessitam de alguma supervisão parental.
Por ordem do número de registos:
- Consumo de substâncias proibidas (que trazem para a Herdade pessoas ligadas a tráfico de drogas e que se agrupam em espaços bem identificados).
- Excesso de velocidade e condução perigosa (como peões e “cavalinhos”).
- Deterioração do espaço comum, nomeadamente por grupos de pessoas que deixam o chão repleto de lixo espalhado.
- Ruído a horas impróprias.
- Utilização ilegal de fogo de artifício (intervenção que, por precaução, a viatura da segurança levou equipamento de incêndio pela proximidade a pinheiros).
Perante estas situações anómalas a solução da segurança passou primeiro por falar pedagogicamente com os jovens por forma a que estes determinem uma conduta correta aos amigos visitantes.
Se verificarmos que estes comportamentos se repetem temos a intenção de falar com os pais ou com os responsáveis (se forem menores) ou chamar imediatamente a polícia caso aparentem ser maiores de idade. Nos casos que consubstanciam crimes a solução está já a ser coordenada com as autoridades.
Desta forma, pedimos aos condóminos que transmitam a todas as pessoas do seu círculo familiar (família e trabalhadores) que respeitem e façam respeitar as regras de conduta, e que assinalem que haverá mínima tolerância para comportamentos que coloquem em risco as pessoas, os espaços e o bem-estar dentro da Herdade.