Desafio da CMA aos moradores relativamente ao espaço de circulação pedonal entre os lotes e a estrada:
“Caro(a) Munícipe
Tomo a liberdade de lhe escrever para partilhar consigo uma questão sensível e que, estou certo, vai merecer a sua melhor compreensão e colaboração.
Como saberá, vários proprietários na Herdade da Aroeira têm vindo a ocupar indevidamente parcelas de domínio público compreendidas entre os seus lotes e a via de circulação rodoviária.
Esta ocupação de espaços destinados à circulação pedonal assumiu proporções que preocupam muitos moradores, traduzindo-se nas inúmeras reclamações que venho recebendo enquanto vereador da Câmara Municipal de Almada.
Percebo que, na generalidade dos casos, as intervenções tiveram por objetivo embelezar e valorizar a envolvente dos lotes privados.No entanto, como compreenderá, não dispondo de espaços para circular junto de alguns lotes, os moradores apeados – muitas vezes acompanhados por crianças ou com mobilidade reduzida – são frequentemente obrigados a utilizar a faixa de rodagem, pondo em risco a sua segurança.
Pretendo, assim, com esta minha carta sensibilizá-lo(a) para a importância de serem garantidas as condições de segurança dos moradores que se deslocam a pé na Herdade da Aroeira.Se for esta a situação do seu lote, lanço-lhe um desafio que, estou certo, aceitará: que o espaço destinado a circulação pedonal seja libertado de quaisquer obstáculos que constituam impedimento à circulação em segurança dos moradores.
Informo que, a partir de 1 de novembro de 2020, a Câmara Municipal de Almada iniciará ações de fiscalização e intervenção neste âmbito.
Sempre disponível para quaisquer esclarecimentos, através do seguinte email: msalvado@cma.m-almada.pt, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos.
Miguel Salvado
Vereador da Rede Viária, Mobilidade, Trânsito, Frota Municipal e Iluminação Pública”