ASSEMBLEIA GERAL DE 7 DE MARÇO

RESUMO 34º ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA APRHA

Realizada em 7 de março de 2021 por videoconferência.

Ordem de Trabalhos

1. Balanço de actividades do ano 2020.
2. Apresentação e votação do Relatório e Contas relativo aos exercícios
de 2019 e 2020
3. Apresentação e votação do Relatório e Contas relativo ao exercício
de 2021.
4. Apresentação e votação do Orçamento para o exercício de 2021.
5. Apresentação do Plano de Segurança para 2021.
6. Encerramento dos trabalhos.

Os documentos objeto de deliberação foram enviados em anexo à convocatória. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Nogueira da Rocha iniciou os trabalhos às 18h15, agradeceu a presença dos participantes e explicou aspetos técnicos a ter em conta para que os associados pudessem participar e votar na reunião.

1. Balanço de actividades do ano 2020

Carlos mocho, Presidente da Aprha referiu que o número de associados conseguidos em 2020 foi de 770, o que significou um aumento bastante significativo face aos anos anteriores. Realçou ainda que os aderentes aos serviços prestados pela APRHA (onde tem principal relevo a segurança) foram ainda mais, ou seja, em número superior a 800. Destes, uma pequena minoria não se tornou associada. Esclareceu também, nesta sua intervenção, o porquê de se ter juntado a quota de associado à do pagamento dos serviços (segurança) mas confirmou que continuavam a ser duas situações distintas. Quem quisesse ser apenas associado ou apenas aderente aos serviços, poderia sê-lo. Uma coisa não era condicionada pela outra. Nesse contexto, deu como exemplo o número de adesões à data em 2021, 550 e em que apenas um associado não tinha aderido aos serviços. Apresentou também as estimativas de adesões para 2021 que prevê serem superiores a 2020. Ao valor das 550 adesões anteriormente referidas terão de se somar os condomínios dos apartamentos (ainda em negociação).

Comentou também a relação da Aprha com os diferentes stakeholders, uma das prioridades desta Direção, considerando que a evolução tem sido bastante positiva. Algumas intervenções têm sido feitas na Herdade, ainda de forma pouco estruturada (os tempos de pandemia que se viveram e vivem, não ajudaram nem ajudam). Espera-se de qualquer modo que em 2021 se comecem a executar os trabalhos de uma forma planeada.

2. Apresentação e votação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2019.

O Tesoureiro da APRHA, José Borges, fez a apresentação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2019. As receitas totais de 2019 foram de 87.901,07€ e as despesas de 72.776,12€, com um saldo do exercício de 15.124,95€. O ano de 2019 transitou com um saldo em depósito à ordem de 31.420,11€ e a prazo de 4.756,35€. Referiu toda a documentação estar disponível na Sede da APRHA para consulta dos interessados. Aprovação por maioria com 82 votos a favor e 6 abstenções, num total de 88 votantes.

3. Apresentação e votação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2020

Apresentação feita por Mário Antão que resumiu o conteúdo do orçamento no que envolve as actividades programadas para 2021, estando disponível na sede da APRHA toda a respectiva documentação. Estão orçamentados custos de € 368.800,00 cobertos por receitas de € 376.488,00,00, resultando um saldo de €7.688,00. Verificaram-se 5 intervenções de sócios apresentando dúvidas e sugestões devidamente esclarecidas e registadas. Aprovação por maioria, com 70 votos a favor, 9 abstenções e 4 votos contra, num total de 83 votantes.

Intervenção do Dr. Miguel Salvado Vereador da CMA

Enunciadas as intervenções da CMA previstas para 2021 com destaque para a manutenção e construção de acessibilidades na Herdade e zonas adjacentes. Referiu que o projecto de arquitectura do edifício da futura sede da APRHA e Posto de Apoio da GNR será em breve objecto de análise conjunta, esclareceu que o atraso na requalificação dos arruamentos constantes do protocolo CMA/SIL resulta de efeitos do Covid19 situação que espera em breve seja ultrapassada, que a CMA irá reparar a R. das Anémonas, e que o concurso de requalificação da Av. do Mar decorre nos prazos legais. Foram esclarecidas dúvidas e apresentadas sugestões.

4. Apresentação do Plano de Segurança para 2021

Apresentação a cargo de Mário Antão e João Rocha, tendo sido sublinhado que o seu desenvolvimento depende da execução orçamental e valor de quotas cobradas.

Em 2020 já foram implementadas:
– Portaria 24 horas.
– Ronda 24 horas.
– Sistema de picagens.
– Dois relatórios diários de ocorrências (confidenciais).
– Relatórios de picagens (confidenciais).
– Ligação de sistemas de segurança individuais à Portaria.

Em curso estão a instalação de novas cancelas, registo de matrículas, controlo das entradas pedonais e videovigilância.
Serão intensificadas as iniciativas tomadas em 2020, com mais rondas, requalificação de espaços públicos, aumento da frequência das patrulhas da GNR, e concretização do Posto de Apoio daquela força com patrulhas a cavalo e equipas cinotécnicas.
Foi referida a necessidade de os moradores informarem fornecedores externos por si contratados, da eventualidade de, se interpelados pela segurança sobre a justificação da sua presença na Herdade, serem colaborantes.

5. Encerramento dos trabalhos

Antes de encerrada a sessão foi sublinhada a importância da colaboração de todos os moradores cujos conhecimentos e sugestões são uma mais valia da maior importância para o desempenho da APRHA. Os trabalhos foram encerrados cerca das 20:50 h